DICAS
Hordéolo = Terçol

O hordéolo, também conhecido como terçol, é uma inflamação em uma pequena glândula na pálpebra, que acontece principalmente devido à infecção por bactérias, levando ao aparecimento de um pequeno inchaço, vermelhidão, desconforto e coceira no local. Apesar de ser desconfortável, o terçol normalmente desaparece sozinho depois de 3 a 5 dias. Porém, quando o terçol não desaparece é importante consultar um oftalmologista, pois pode ser necessário um pequeno procedimento cirúrgico.

Sintomas de terçol
• Inchaço na pálpebra;
• Sensibilidade, sensação de poeira no olho, coceira e dor na borda da pálpebra;
• Surgimento de uma pequena área arredondada, dolorosa e inchada, com um pequeno ponto amarelo no centro;
• Aumento da temperatura na região;
• Sensibilidade à luz e lacrimejamento dos olhos.

Causas
O terçol acontece principalmente devido a infecção por microrganismos, na maioria das vezes, bactérias, que promovem inflamação local. No entanto pode acontecer também devido a seborreia, acne ou blefarite crônica, que é alteração caracterizada por inflamação na borda das pálpebras que leva ao aparecimento de crostas e remelas excessivas. Como tratar
• Limpar bem a região ao redor dos olhos para não acumular muita secreção;
• Aplicar compressas mornas no local afetado;
• Não espremer ou mexer na região, pois pode piorar a inflamação;
• Não usar maquiagem ou lentes de contato, para não aumentar a lesão.

CARREGAR MAIS
Av. Costábile Romano, 842